Gincana do Milênio e Sapiens Circus

A Gincana do Milênio é uma ação cultural e educativa, de inclusão digital e social, sobre Sustentabilidade e os Oito Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através da gincana estudantes e professores da rede formal de ensino puderam aprender sobre o tema sustentabilidade, seus desafios locais e soluções globais, através de uma série de atividades e conteúdos interativos, principalmente na Internet. Além de participar de histórias interativas e jogos educativos, os estudantes também recebem apoio técnico para montar projetos para intervir construtivamente na realidade socioambiental de sua região. As Gincanas foram realizadas entre 2006 e 2010. O público total atendido somou quase 10 mil participantes, de três regiões metropolitanas, 33 municípios e 83 escolas da rede pública de ensino. Neste projeto o Instituto Sapientia atuou em parceria com a Fundação CERTI e diferentes secretarias de educação. O projeto teve o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, e também teve apoio através da Lei Rouanet de diversos patrocinadores como IBM, Tractebel, CELESC entre outros.

 

 

Linhas de P&D

  • DESIGN EXPERIENCE

    Arte e Ciência para a construção colaborativa de ambientes vivenciais e virtuais, gerando experiências transformadoras.

  • EDUTENIMENTO

    Educação com entretenimento é uma forma inovadora para a transferência do Conhecimento, elevando os educandos ao nível de protagonistas.

  • SAPIENS PARQUE

    Ambiente para a prototipagem cultural de iniciativas que tratem de arte, ciência, meio ambiente e comunidade.

  • TIC

    Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento para a formação, desenvolvimento e manutenção de Comunidades de Prática.

PROJETOS INOVADORES

  • Experiência inovadora de inserção de laptops 1:1 na rede pública de ensino brasileira, por meio de Projeto-piloto em 5 escolas de Brasília/DF, Pirai/RJ, Palmas/TO, Parada de Taipas/SP e Porto Alegre/RS.

    Leia mais...
  • Desenvolvimento de um ambiente de educação a distância baseado na plataforma Moodle, visando apoiar a iniciativa Brasil IT Emerging Players.

    Leia mais...