UCA

Sobre o Projeto

Em 2007, teve início a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (IS) com a Fundação CERTI para o acompanhamento inicial dos primeiros cinco pilotos do projeto UCA em Brasília/DF, Pirai/RJ, Palmas/TO, Parada de Taipas/SP e Porto Alegre/RS), na experiência inovadora de inserção de laptops educacionais de baixo custo 1:1 na rede pública de ensino Brasileira.

Trata-se de projeto para inclusão social e digital dirigido às classes menos favorecidas, por meio da educação. Foi executado um primeiro piloto em cinco escolas para a inserção desta nova tecnologia, com acompanhamento de equipe técnica da Presidência da República, Ministério da Educação e Pesquisadores das IES (LSI-USP, PUC/MG, PUC/SP, UNICAMP, UFRGS, UFRJ).  As escolas atendidas na primeira fase  foram:

- Centro Educacional nº 1 do Planalto (CEF 01) – Brasília, utilizando equipamentos Mobilis, doados pelo fabricante indiano Encore;
- Escola Estadual Luciana de Abreu – Porto Alegre/RS, utilizando equipamentos XO, doados pela OLPC;
- Escola Municipal Ernani Silva Bruno – Parada de Taipas/SP, utilizando equipamento XO, doados pela OLPC;
- Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday – Palmas/TO, utilizando equipamentos Classmate, doados pela INTEL e
- CIEP Professora Rosa da Conceição Guedes – Pirai/RJ, utilizando equipamentos Classmate, doados pela INTEL.

Resultados

Após pesquisa realizada nas cinco escolas-piloto, o Governo Federal tomou a decisão de comprar e distribuiu 150.000 laptops em 248 Municípios dos 27 Estados, atendendo a 372 Escolas, 7.838 Professores e 130.316 Alunos. O alcance deste novo piloto foi de maior proporção, para que se possa ter uma análise do impacto no aprendizado com a introdução desta nova tecnologia. O vencedor do pregão foi a fabricante CCE.

Neste novo modelo de piloto, foram contemplados seis municípios, em que será feita uma amostragem de inclusão digital e social, com a disponibilização de banda larga para toda a comunidade.

Para o acompanhamento das ações do projeto, o CIC desenvolveu um Sistema de monitoramento para o projeto UCA que auxilia o Ministério da Educação e a Presidência da República no acompanhamento da instalação de infraestrutura nas escolas, formação dos professores, avaliação do projeto-piloto e suporte à tomada de decisões. Paralelamente, para divulgação do projeto, criou o site www.uca.gov.br

Linhas de P&D

  • DESIGN EXPERIENCE

    Arte e Ciência para a construção colaborativa de ambientes vivenciais e virtuais, gerando experiências transformadoras.

  • EDUTENIMENTO

    Educação com entretenimento é uma forma inovadora para a transferência do Conhecimento, elevando os educandos ao nível de protagonistas.

  • SAPIENS PARQUE

    Ambiente para a prototipagem cultural de iniciativas que tratem de arte, ciência, meio ambiente e comunidade.

  • TIC

    Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento para a formação, desenvolvimento e manutenção de Comunidades de Prática.

PROJETOS INOVADORES

  • Este projeto inovador foi desenvolvido para a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

    Leia mais...
  • Experiência inovadora de inserção de laptops 1:1 na rede pública de ensino brasileira, por meio de Projeto-piloto em 5 escolas de Brasília/DF, Pirai/RJ, Palmas/TO, Parada de Taipas/SP e Porto Alegre/RS.

    Leia mais...