Instituto Sapientia

Fundado em 2002, o Instituto Sapientia (IS) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, sob a forma de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Tem como objeto a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico em tecnologia da informação, tecnologia da experiência, meio ambiente e sociedade do conhecimento.
O IS é um dos sócios do Sapiens Parque, em Florianópolis/SC, um empreendimento de 4,5 milhões de metros quadrados destinados à Arte, à Ciência, ao Meio Ambiente e ao Ser Humano.

Nos projetos em que atua, o IS faz cumprir seu papel de interesse público no que tange ao desenvolvimento sustentável da nova economia da Experiência, bem como promove a inclusão social e digital de comunidades, por meio da inclusão de Tecnologias da Informação.
Em sua reestruturação, em 2009, o IS dividiu-se em dois centros: CIC e CDE, visando otimizar sua gestão.


 

CIC | Brasília | DF (Matriz)

MatrizEm 2010, o Centro de Tecnologias da Informação e Comunicação (CIC), do Instituto Sapientia, com base em Brasília, captou, gerenciou e executou projetos de desenvolvimento de software para organizações privadas como a Philips e a Envision/AOC, para Associações como ANPROTEC e para o Governo Federal, em especial para o Ministério da Educação.

Com uma equipe experiente no desenvolvimento de soluções com foco no resultado para o cliente, o CIC provê e opera as ferramentas de Gestão do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) para o Governo Federal e Ministério da Educação, desenvolve Portais Relacionais para organizações estruturadas em rede, cria jogos educacionais e de sustentabilidade para promoção da cidadania e promove a inclusão social e digital de comunidades, por meio da inclusão de Tecnologias da Informação.

 

CDE | Florianópolis | SC (Filial)

 

O Centro de Design de Experiências (CDE) aplica em seus projetos metodologias criativas, que buscam resultados na educação com entretenimento, ou “edutenimento”. Vem trabalhando na construção de plataformas educacionais imersivas e vivenciais, nas quais alunos e professores participam de gincanas e simulações virtuais a partir de temas encomendados por instituições envolvidas.

Neste escopo, atua em projetos de desenvolvimento de hardware e software capazes de otimizar a pedagogia aplicada a jogos sinestésicos e de exploração.

Em parceria com a Fundação CERTI, atuou em programas do Governo Federal com apoio da FINEP, promovendo oportunidades de negócios e internacionalização de empresas brasileiras, onde poderá gerar oportunidades em inovação, tecnologia, criatividade e cultura.


Gestão Institucional

A gestão do Instituto é exercida pelos seus Associados e Diretores, em ampla parceria e consonância com a Fundação CERTI, em duas vertentes.

  1. Operacional: Compreende as atividades de suporte administrativo e financeiro;
  2. Executiva: Compreende a implementação de ações estratégicas e o Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O IS é estruturado em dois Centros de Referência: CIC – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, com sede em Brasília e o CDE - Centro de Design e Experiências, em Florianópolis.

Equipes de colaboradores:

O Instituto Sapientia dispõe de equipes multidisciplinares como elemento estratégico, tendo em seu quadro desenvolvedores de sistemas, analistas, pedagogos, designers, engenheiros, administradores, jornalista etc.