Tv Digital (Middleware Ginga)

 

Sobre o Projeto

A TV Digital é uma versão atual da TV aberta, gratuita para atender toda população Brasileira, que vai substituir o sistema de TV que se conhece e se utiliza até hoje que é feito através de forma analógica e será migrado para transmissão de dados de forma Digital.

O Instituto Sapientia em parceria com a Fundação CERTI, juntamente com time da ENVISION, fez os estudos Técnicos, planejamento, especificações do software e suporte técnico à implementação dos módulos de Middleware Ginga do Padrão ISDB-I (Sistema Brasileiro de TV Digital).

Este projeto foi de suma importância para possibilitar a Fundação CERTI e a Envision/AOC receberem informações técnicas para desenvolverem todos os módulos necessários para o Middleware Ginga.

O Middleware Ginga e uma camada software responsável por prover interatividade a TV Digital brasileira e foi desenvolvido de acordo com o Fórum Brasileiro de TV Digital que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema puramente nacional de tecnologia, onde se pode estimular a variedade de canais de TV aberto. Com a introdução da interatividade, pode acarretar uma maior competição no setor, bem como, permitir a inclusão digital.

Com a introdução da TV digital, é grande a oportunidade de se criar novos conteúdos e programas interativos, isso aumenta a quantidade de opções para entretenimento, informação, lazer, cultura, educação para milhões de lares. E ainda torna possível a entrada de novas produtoras e emissoras, ajudando na economia do país com geração de trabalho nas mais diversas áreas, como artes, produção audiovisual, comunicação, jornalismo, software, hardware, games, eletro-eletrônicos, dentre outras correlacionadas.

 

Resultados

Esta interatividade possibilita o governo aumentar a inclusão digital através de aplicações de Ginga na TV, onde poderão ser oferecidos serviços tanto de educação através dos canais de TV do governo como de serviços de consulta como já é feito pela caixa econômica federal.