Falando em Bem Estar on-line - PHILIPS

 


Sobre o Projeto

A Philips em uma iniciativa mundial implementou o projeto Simplyhealthy@Schools  de investimento social privado que utiliza a atuação do voluntariado corporativo como ferramenta de engajamento de seu público interno. Este projeto reflete a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, sensibilizando crianças de baixa renda em todo o mundo para viverem de modo mais saudável.

No Brasil, a Philips contratou o Instituto Sapientia para a virtualização do jogo Defensores da Saúde parte integrante do Simplyhealthy@Schools, e que foi batizado de Falando em Bem Estar online.

Foi aplicado um piloto na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, situada em Florianópolis, Santa Catarina. Participaram da atividade 116 alunos provenientes de seis turmas do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, com faixa etária entre nove e onze anos de idade. Com o objetivo de avaliar a eficiência de um jogo online e de uma dinâmica pedagógica presencial de apoio na aprendizagem ou consolidação de conceitos sobre sustentabilidade e bem-estar, bem como verificar se a metodologia de aplicação, valendo-se de laptops educacionais XO – (The Children's Machine) da fundação OLPC (OLPC – One Laptop per Child) –foi a mais adequada.

 

Resultados

Os resultados obtidos foram positivos, houve grande receptividade da proposta pelos alunos e educadores envolvidos. Foi percebido que a temática, associada à modalidade adotada, presencial e online, foi instigante e motivadora para os participantes do piloto. Nos depoimentos coletados os alunos afirmaram ter adquirido novos conhecimentos sobre cuidados com a saúde, preservação ambiental, dentre outros temas ligados ao bem-estar humano. Com o piloto foi comprovado que a versão virtualizada da atividade “Defensores da Saúde”, apoiada por estratégias pedagógicas e por outros jogos lúdicos, realmente desempenharam a função esperada, pois contribuíram para manter os níveis de interesse e motivação dos alunos.